sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Introdução - continuação do primeiro barco

Você já reformou alguma coisa? Dá um trabalhão... e nem sempre fica bom. Mas as vezes fica melhor que novo!! Enfim, a vantagem é que costuma ficar com a nossa cara.

...

No meio de 2008 fizemos uma reforma no barco. Demos um belo trato na pintura (faixa lateral, falso para-brisa e polimento geral), trocamos a capota, colocamos carpete náutico (presente do tio Ari e Ana) e mudamos mais alguns detalhes. Nada muito caro, mas foi o suficiente pra encher o saco, como qualquer "reforma".


Ficou (muito) legal. Superou nossas expectativas. Nossa lancha que já tinha 8 anos ganhou cara de nova!!


A "vida a bordo" estava cada vez melhor. Conhecemos pessoas novas. Levamos velhos amigos para passear. Visitamos novos lugares e nos assustamos com a beleza das paisagens. Visitamos lugares já conhecidos e entendemos que, principalmente no mar, nunca um dia é igual ao outro. O mar é definitivamente VIVO!

video

No final de 2008, início de 2009, curtimos o primeiro Réveillon no mar (embarcado), na ILHABELA. Com direito até a navegação noturna. Pouco antes da meia-noite do dia 31-DEZ-2008, saímos em direção ao meio do canal, seguindo nosso querido amigo CARLOS na sua lancha (lendária FLOYD). Com as duas lanchas paradas no meio do canal, vimos à queima de fogos dos dois lados (continente e ilha) e... tibum! Um mergulho para começar o ano com sorte!!

Mas pro meu azar... eu não tinha chuveiro no barco!! PUTZ, o quiosque em frente à praia estava fechado (e "fecharam" o registro do chuveiro)... Joguei uma água doce no rosto com o chuveirinho de popa da FLOYD e fui dormir semi-salgado.


O próximo grande evento embarcado foi passar as férias de 2009 entre PARATY e ANGRA DOS REIS, na lancha. Pra isso nós tivemos que fazer a travessia entre ILHABELA e PARATY, passando pela "temida" Ponta do Juatinga (também conhecida como Ponta do "EnJuatinga").

Enfim, em 2009 entendemos que era necessário um barco maior. Fomos muito felizes com a FÊNIX, mas definitivamente uma lancha de 21 pés não tem vocação pra "casa de praia". Era mesmo uma "barraca de praia" (com muito estilo, mas ainda assim, era no máximo uma "barraca").

Começamos a pensar seriamente num barco maior. Algo que tivesse um BANHEIRO (isso fazia muita falta), com possibilidade de instalar um boiler (água quente pra tomar banho no inverno) e um pouco mais de espaço... preferencialmente espaço pra dormir 4 pessoas.


Abril de 2009 nós começamos a procurar a nova lancha e botamos a FÊNIX a venda.

...

Ficou faltando aqui detalhes e fotos das férias de 2009, primeira férias embarcado entre PARATY e ANGRA!! Prefiro falar mais dessas férias num Post exclusivo pois essas férias definitivamente mudaram nossas vidas. Já estou separando as fotos. Conhecemos cada lugar, cada praia, cada ilha... coisa de outro mundo!

Abraços ;)
Fernando Previdi

4 comentários:

  1. Previdi, voce por acaso pesquisou algum catamaram do James Wharram? Um que não custa tão caro pelo tamanho e é um senhor barco é o Tiki 38, informe-se no site do Wharram http://wharram.com/tiki38.html

    ResponderExcluir
  2. Oi, amigo! Curti muito tua viagem! Também farei este passeio, só que no sentido inverso: sairei do Rio-Angra-Paraty até Ilhabela. Sem pressa e sem hora de partir nem de chagar. Minhas dúvidas são de "logística": numa sagitta25 c/200hp, qual será meu gasto médio de combustível onde abastecer durante o percurso, há facilidades de combustível? dormirei no barco e gostaria de usar as marinas apenas p/poitar, banho e pequenas refeições, é possível? Será que alguém pode me dar algumas dicas a mais? Grato, ppfmill@ig.com.br paulo

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo, gostei do teu blog, dei muita risada com os acontecimentos, dormir semi-salgado foi demais!!!
    Gostaria de saber onde vc fez esse falso para-brisa, ficou bacana. Por favor envie p/ meu e-mail ftumoli@gmail.com
    Aguardo retorno.
    Parabéns
    Fábio

    ResponderExcluir
  4. Previdi;

    Ainda não nos conhecemos, mas já sou seu fã de carteirinha!

    Estou sendo possuído por esse desejo de viver no mar.

    Comecei a ter contato com vc através dos posts do fórum da nautica. Vc é a sumidade do fórum!

    Sonho com a Triton 280...
    Comecei lendo o fórum....
    parti para a compra de revistas... que já se empilham em casa...
    Conversinha mole pra mulher...
    Ela adora o mar mas tem medo de mudar radicalmente a vida pra viver a bordo.. quer viver na praia e diz sentir que a vida parece não se encaixar em SP, que parece só fazer sentido, ou começar a viver quando na praia.
    Somo fanáticos por Paraty, lugar que frequentamos há 10 anos e é mágico para nós.
    Eu trabalho como executivo corporativo... e compramos um apê recentemente... ainda sim, continuamos pensando na praia...mudar pra lá, ter um barco...
    Enfim, o blog é seu né!!! rsrsrs...
    Se puder me responda no venturamail@gmail.com
    Abração.

    Rodrigo Ventura

    ResponderExcluir